Juros devem cair mais, diz Meirelles
"É importante garantir juros mais baixos no futuro para permitir um crescimento sustentável e sem os desequilíbrios do passado"
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, indicou,  ontem, que a instituição deve continuar reduzindo a taxa básica de juros da  economia brasileira, que se encontra em 11,25% ao ano. "É importante garantir  juros mais baixos no futuro para permitir um crescimento sustentável e sem os  desequilíbrios do passado", afirmou, pela manhã, durante fórum com pequenos  empresários em São Paulo.
Mais tarde, durante outro evento, realizado no Rio  de Janeiro, Meirelles explicou que são as atuais condições da economia do país  que permitem o alívio da política monetária. "O Brasil está ganhando margem de  manobra em razão de sua estabilização econômica." Esboçando otimismo, o  presidente do BC acrescentou que o país deve sair da atual crise mais rápido que  os outros.
O governador paulista, José Serra, reclamou, ontem, da demora em  baixar os juros. "Em vez de [o BC] construir diques para nos proteger da crise,  usou ventiladores."
Ele assinou três decretos sobre medidas de apoio às  pequenas empresas do Estado: um fundo de aval para garantir os empréstimos  tomados por elas; condições especiais para que forneçam produtos aos órgãos da  sua administração; e crédito com juros subsidiados por meio da agência de  fomento local, a Nossa Caixa Desenvolvimento.
