Insegurança impede consumidores de baixa renda de comprar pela internet
A dificuldade em realizar o pagamento e, principalmente, a insegurança são os principais entraves para que o consumidor de baixa renda se torne um webshopper
Os brasileiros com renda de até cinco salários mínimos representam 75% dos  usuários de internet do País, de acordo com dados do Comitê Gestor da Internet  no Brasil. Esses consumidores estão começando a comprar mais pela web e, hoje,  segundo pesquisa realizada pela agência Avenida Brasil, 51% dos webshoppers  pertencem às classes C, D e E. No entanto, a internet ainda apresenta  muitos obstáculos para quem quer entrar nas estatísticas.
A dificuldade  em realizar o pagamento e, principalmente, a insegurança são os principais  entraves para que o consumidor de baixa renda se torne um webshopper, segundo o  publicitário, sócio-Diretor da agência, Renato Meirelles.
Insegurança  é a principal barreira
Meirelles afirma que a baixa renda é naturalmente desconfiada na hora de comprar,  seja no varejo convencional seja pela internet. Essa desconfiança parte da  possibilidade de contrair dívidas. "Esse consumidor não pode errar", afirma o  publicitário. Ele explica que o orçamento  apertado no final do mês faz desses consumidores mais cautelosos.
Na web,  a situação não é diferente. Meirelles revela que, diante da possibilidade de  adquirir um produto em determinado site, esse consumidor pode desistir da compra  por alguns motivos já identificados e relacionados à insegurança.
O medo  de não poder pagar pelo produto, e acabar contraindo dívidas, é o principal  deles. A pesquisa da agência também identificou que a baixa renda teme comprar e  não receber o produto, além de fornecer números como o do cartão de crédito.
Para  incentivar esses consumidores é preciso barrar essa desconfiança. Para tanto,  Meirelles atenta que o varejo, de forma geral, deve dar alternativas. "Esses  consumidores precisam de estímulo para consumir".
Dando  alternativas
Meirelles lembra que uma forma de incentivar o consumo entre  esse consumidor é divulgar os Sistemas de Pagamento On-line e investir  mais neles. "Ninguém fala sobre eles, se falassem, ele (o consumidor) iria  adorar", ressalta o publicitário.
Esse sistema reúne todas as formas de  pagamento existentes no mercado financeiro e faz o contato direto entre o  webshopper e o vendedor. Além disso, destaca, é importante verificar as  diferenças no comportamento desses brasileiros com relação ao consumo.
